Tucano-de-bico-verde chega ao Cras da Mata Ciliar com indícios de ter sido criado como pet

Habitante de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, um tucano-de-bico-verde chegou ao Cras da Mata Ciliar nesta segunda-feira (16), após ter sido encontrado caído no quintal de uma residência de Jundiaí. Devido a destruição de seu habitat, a ocorrência desta espécie em vida livre tem se tornado cada vez mais rara. Este indivíduo, por exemplo, apresentava algumas deformações e indícios de ter sido criado em cativeiro, como pet.

(Foto: Divulgação)

“É um adulto e possui algumas alterações que são características de um animal silvestre que sofreu a tentativa de ser domesticado. Ele é manso, as penas de suas asas estão cortadas, impossibilitando que voe, possui aspectos de má nutrição, indicados na descamação de seu bico e em sua pata, que também está com uma má formação, provavelmente, por ter sido criado em cativeiro”, explica Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar.

Agora, nossa equipe irá fazer análises constantes para assegurar sua saúde, como corrigir a dieta, e aguardar o crescimento de suas asas para seguir com o processo de reabilitação.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar