Especialista decifra 8 comportamentos estranhos dos gatos

Todos os donos de gatos estão familiarizados com os comportamentos mais estranhos dos gatos. Mas, você sabe porquê eles fazem certas coisas? Confira o que dizem os especialistas!

Se você tem um gato, provavelmente já percebeu alguns comportamentos estranhos. Muitos de seus hábitos decorrem de instintos naturais e têm um propósito.

(Imagem Ilustrativa de Daga_Roszkowska por Pixabay)

Abaixo, estão oito exemplos de comportamento dos gatos que podem parecer estranhos , com uma explicação para cada um:

1. Arranhar

Gatos na natureza não têm cortador de unhas. Eles afiam garras cegas arranhando árvores. Eles também arranham para marcar seu território e enquanto se estendem. É impossível reprimir a necessidade de um gato de afiar as garras, mas você pode reorientar sua energia. Se seus gatos têm lugares adequados o suficiente para arranhar, eles não usarão seus móveis, carpetes ou cortinas.

Dezenas de postes para arranhar são vendidos no mercado nos mais diversos materiais, como carpete, madeira, papelão e corda. Eles não precisam ser caros. Alguns são verticais e outros horizontais. Cada gato tem suas preferências, então experimente alguns tipos até aprender qual é o poste favorito do seu gato. Em seguida, coloque-os por toda a casa.

2. Ativo à noite

Os gatos são inerentemente noturnos. O ancestral de todos os gatos domesticados, o gato selvagem africano, é mais ativo quando o sol se põe. Mesmo um gato adulto que dorme a noite toda com você vai acordar algumas vezes para brincar, comer e passear.

3. Limpeza

Os gatos mantêm-se o mais limpos possível. Eles desprezam uma caixa de areia suja e evitarão fazer suas necessidades em uma. A ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals) recomenda que você tenha uma caixa sanitária por gato e uma extra: dois gatos devem ter três caixas sanitárias.

Retire a areia pelo menos uma vez por dia, limpe a caixa inteira com água morna e substitua a areia. Os gatos tendem a gostar de uma caixa de areia em um local calmo e aberto com mais de uma saída potencial.

4. Gatinho tagarela

Miar é uma forma de os gatos se comunicarem com as pessoas. Os gatos adultos não miam uns para os outros. Certas raças, principalmente siamesas, são conhecidas por vocalizar mais do que outras.

Os gatos miam para nos cumprimentar, chamar a atenção, para conseguir comida ou água e entrar ou sair. Quando você atende às necessidades deles em resposta ao miado, eles aprendem que isso inspira ação em seu dono, então o comportamento continua.

Os aumentos no miado também ocorrem quando experimentam mudanças na casa, como novos animais, uma mudança ou quando os gatos mudam de gatos externos para caseiros. No entanto, se o seu gato miar excessivamente, pode ser um sinal de um problema médico, portanto, leve seu gato a um veterinário para um diagnóstico.

Se eles estão procurando atenção, ignore consistentemente a vocalização do seu gato, recusando-se a responder a qualquer pedido de atenção até que ele se acalme. Assim que o gato perceber que miar não resultará em atenção às suas necessidades, ele irá parar.

5. Amassar

Quando seu gato era um filhote, ele estimulou o fluxo de leite da mãe amassando a área ao redor da teta enquanto mamava. Amassar ajuda o fluxo de leite para a teta da mãe gata, para que o gatinho possa consumir mais leite.

Gatos adultos ainda amassam suas garras. É um sinal de que eles estão confortáveis ​​e felizes, embora não se saiba por que esse comportamento persiste na idade adulta.

6. Marcação de cheiro e afeto

Quando os gatos dão uma cabeçada contra você, é uma demonstração de amor e posse, que permite que outros gatos saibam que você está “comprometido”. Eles têm glândulas em suas cabeças que secretam feromônios, uma secreção química. Portanto, uma cabeçada é basicamente o seu gato dizendo: “Eu gosto de você. Você é meu agora”.

Eles têm glândulas odoríferas em suas cabeças e ao longo de seus corpos. Quando eles esfregam essas áreas em você, móveis ou quaisquer outros objetos, eles estão marcando seu território e sinalizando para outros animais que esses itens pertencem a ele. Os gatos farão isso independentemente de outros animais viverem na casa.

7. Morder

Morder é outra forma de os gatos se comunicarem com as pessoas. Se um gato morde você enquanto você os acaricia, eles provavelmente ficaram irritados, então é um sinal que você deve parar. Além disso, esteja ciente de que alguns gatos preferem outras maneiras de interagir com seus donos. Se esse é o seu gato, brinque mais com ele e dê menos carinhos.

8. Ataques furtivos em seus pés

Os gatos que atacam seus pés quando você passa provavelmente estão entediados e procurando estimulação. Eles podem não ter brinquedos suficientes para brincar ou podem querer novos. Eles também podem se beneficiar de ter um companheiro felino para brincar. Para alívio de curto prazo, observe onde seu gato gosta de pular em você.

Se, por exemplo, eles gostam de se esconder atrás de uma porta, tenha alguns brinquedos para gatos na mão ao se aproximar. Ao chegar à área de pulo, jogue alguns brinquedos na sua frente. O gato correrá atrás dos brinquedos e você poderá sair ileso.

Fonte: Petepop