“Setembro Vermelho” alerta para cuidados com o coração dos pets

Conheça as doenças cardíacas mais comuns entre cães e gatos.

Você conhece o Setembro Vermelho? A partir da iniciativa de diversas instituições de saúde animal, em todo o mês de setembro é lembrada a importância da conscientização do cuidados com problemas cardíacos nos pets.

A melhor medida de prevenção é ter uma boa qualidade de vida com hábitos e alimentação saudáveis. No entanto, em alguns pets, a cardiopatia ocorre por motivo de hereditariedade, devendo o tutor ficar atento ao histórico familiar de seu bicho de estimação.

Melhor medida de prevenção aos problemas cardíacos nos pets é ter uma boa qualidade de vida com hábitos e alimentação saudáveis (Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay)

Conheça as doenças cardíacas mais comuns entre cães e gatos:

1. Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma das doenças mais graves do coração . Caracteriza-se por um bombeamento de sangue insuficiente, e é o estágio de descompensação do coração. Dessa forma, a tendência é o acúmulo de sangue nos vasos, dificultando o fluxo normal.

O problema acaba por gerar a formação do edema (acúmulo de líquido) em algumas regiões do corpo, como nos membros posteriores (pernas).

Quando ocorre nos pulmões, os principais sintomas são o cansaço e a tosse. Um outro sinal da enfermidade é o surgimento da ascite — que se caracteriza pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

2. Cardiomiopatias dilatada e hipertrófica

Trata-se de enfermidades cardíacas que acometem cães e gatos. As raças maiores de cachorros, como dogue alemão, labrador, entre outras, estão mais sujeitas à forma dilatada.

Esta enfermidade se caracteriza pelo afinamento do músculo cardíaco e seu consequente enfraquecimento, que acaba por não se contrair devidamente.

Ela pode levar à outra patologia cardíaca chamada Insuficiência Cardíaca Congestiva, que citamos acima. Nos gatos, a forma hipertrófica é a encontrada, e as raças mais suscetíveis são a maine coon e a persa.

3. Valvulopatias

Trata-se de uma das doenças cardíacas mais comuns em cães, e é diagnosticada pelo veterinário ao identificar um “sopro no coração”. Caracteriza-se por uma falha anatômica nas válvulas, que leva a um descontrole na passagem de sangue e, por consequência, pode levar à insuficiência cardíaca.

Esta é uma doença que traz sérias complicações ao coração. É mais comum em raças de pequeno porte, como pinscher, maltês, yorkshire e poodle.

4. Dirofilariose

A doença é provocada por um verme (do coração) que se aloja no órgão e dificulta a passagem de sangue, comprometendo o funcionamento cardíaco de cães e gatos.

A enfermidade é transmitida por uma picada de mosquito. A doença geralmente acomete pets que vivem próximos ao mar, áreas endêmicas e de risco.

Saiba os sinais e sintomas mais comuns

Os tutores devem estar sempre atentos a seus pets, pois a sua saúde pode depender disso. A maioria das doenças cardíacas apresenta alguns sinais e sintomas mais comuns. Confira:

  • dispneia, ou dificuldade para respirar;
  • tosse contínua;
  • apatia;
  • inchaço no abdômen ou nas pernas;
  • cansaço fácil ou fraqueza;
  • falta de apetite;
  • desmaios;

Veja quais são as principais formas de prevenção

Levar seu pet periodicamente para a avaliação de um veterinário possibilita a detecção de qualquer doença no início e torna seu tratamento bem mais fácil e eficaz. Um diagnóstico precoce traz melhores resultados.

Vale ressaltar que, apresentando, ou não, sinais ou sintomas, é essencial manter a rotina de vida saudável do seu pet, com exercícios físicos diários (passeios) e uma alimentação saudável e balanceada. A atenção deve ser redobrada no caso de animais idosos.

Fonte: Vetquality