Veterinária dá dicas para aliviar o calor dos pets

O verão ainda nem chegou, mas as altas temperaturas já castigam os moradores no estado de São Paulo. Por isso é preciso ter cuidado especial com os pets.

O verão ainda nem chegou mas as altas temperaturas já castigam os moradores do interior de São Paulo, com dias em que os termômetros chegam aos 35°C . E não são só os seres humanos que sofrem com o calor, os animais também.

A médica veterinária Gabrielle Mayuri, de São José do Rio Preto (SP), dá dicas para evitar que os pets, principalmente os cães, sofram com o calorão. Uma das dicas vai na cama deles e é bem fácil fazer.

Prefira os horários com o calor mais ameno, como antes das 10h e depois das 16h, para passear com os animais (Imagem Ilustrativa)

“Com uma luva cirúrgica, você a enche com água e coloca no congelador. Quando congelar, você deixa na cama do animal, tampa com o cobertor para não mexer e ele vai ficar um pouco mais fresco”, afirma a veterinária.

Outra dica importante é na hora de passear com o animal. Prefira os horários com o calor mais ameno, como antes das 10h e depois das 16h.

“No passeio com o animal, se você colocou seu pé no chão, está quente, não conseguiu ficar, também vai queimar a pata do animal. Por isso é importante escolher bem o horário e preferir locais com grama”, afirma.

A empresária Valdilene Almeida de Oliveira tem um cãozinho, o Bil, que vem sofrendo bastante com esse calor. Por isso, a Valdilene está sempre de olho na água e na alimentação dele.

“Procuro colocar brócolis e cenoura geladas junto a comida e água gelada com gelo também, porque o calor está demais e tem de estar bem fresquinhos”, diz.

Além do Bil, a Valdilene tem mais cinco shitzus peludos. Ela tem deixado o ventilador ligado o dia todo e eles gostam.

“Quando estou em casa o ar-condicionado fica ligado direto, quando saiu fecho tudo e deixo o ventilador ligado climatizando onde eles estão”, afirma.

Confira algumas dicas:

  • Evite deixar o cão sozinho dentro do carro quando estiver calor, ainda mais com os vidros fechados, mesmo que por pouco tempo. A sensação de calor deles é diferente das dos humanos.
  • Água é indispensável para qualquer um, inclusive para os pets. Então deixe sempre a tigela com água fresca e, quando sair, não esqueça de levar uma garrafinha com água.
  • Cães mais peludos sofrem mais com o calor, então uma dica é tosá-los com maior frequência. Isso ajuda eles a resistir ao calor.

Fonte: G1.globo.com