Você sabe com o que sonha seu cão?

Se você tem um cachorro, provavelmente já ficou surpreso ao saber que ele consegue dormir entre 12 e 14 horas por dia. E, enquanto estão no mundo dos sonhos, mexendo os olhos, as orelhas e as patinhas, sobre o que será que eles sonham?

Por que os cães dormem tanto?

Especialmente quando são filhotes, os cães utilizam muita energia para brincar e crescer. Seus cérebros estão crescendo e seus corpos estão se desenvolvendo, então até mesmo digerir e explorar pode cansá-los facilmente.

Como resultado, os filhotes precisam de 18 a 20 horas de sono por dia. Eles vão até adormecer enquanto brincam!

Cães sonham que estão fazendo coisas de cachorro, como lamber, comer, perseguir, escovar, latir, etc. (Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay)

Os cães sonham?

Se você já viu seu cãozinho se mexendo enquanto dorme, pode ter certeza que sim. E os cientistas podem apoiar esse argumento. Há uma crença de longa data de que a maioria dos vertebrados sonha regularmente e é apoiada por experimentos científicos realizados em muitas instituições respeitadas, incluindo o MIT.

Pesquisadores do MIT fizeram um experimento com ratos que descobriu que eles realmente têm ciclos de sono semelhantes aos nossos. Eles têm períodos de vigília, seguidos por sono com movimento rápido dos olhos (REM) e sono sem movimento rápido dos olhos. Os cães têm os mesmos tipos de ciclos. Então, sim, se sonhamos durante o sono, eles também sonham.

Sobre o que os cães sonham?

Supomos muito sobre o que os animais estão pensando. Os humanos são naturalmente narcisistas, por isso muitas vezes projetamos nossas próprias crenças e emoções em nossos animais de estimação.

No entanto, nossas suposições sobre o que os cães podem estar sonhando geralmente se limitam às coisas que acreditamos que os cães gostam: perseguir carros, comer um pedaço inteiro de queijo que caiu no chão ou aninhar-se conosco na cama.

Você deve ter notado que filhotes e cães mais velhos se contorcem e se movem durante o sono. Isso ocorre porque a ponte, a parte do tronco cerebral que está mais envolvida com os ciclos do sono, é subdesenvolvida em filhotes e menos eficiente em cães mais velhos.

A ponte evita que humanos, cães e outros vertebrados se movam durante o sono. Dessa forma, não agitamos nossos braços e pernas enquanto corremos através de nossos sonhos.

Os pesquisadores que investigaram este mistério encontraram uma maneira de desativar a ponte durante o sono REM. Isso permitiu que os cães representassem seus sonhos como se estivessem acordados.

A descoberta deu crédito à ideia de que os cães sonham que estão fazendo coisas de cachorro, como lamber, comer, perseguir, escovar, latir, etc. Foi uma descoberta revolucionária que coincidiu com outras experiências anteriores do MIT que investigaram os tipos de sonhos de ratos de laboratório.

Os cães têm pesadelos?

Embora não tenhamos certeza, podemos inferir que os cães têm pesadelos da mesma forma que nós. Se você suspeita que seu filhote pode estar tendo um pesadelo porque está choramingando ou parece perturbado durante o sono, seu instinto pode ser ir até ele e acalmá-lo. No entanto, nem sempre é uma boa ideia. Os cães que são acordados repentinamente de tais sonhos podem reagir agressivamente. Portanto, é melhor deixar os cães adormecidos, neste caso.

Fonte: Petepop