Bragança fecha bares aos fins de semana e proíbe venda de bebida alcoólica em novo decreto

Restaurantes também terão que limitar número de clientes nas mesas. Município está com lotação máxima nos leitos de UTI e de enfermaria.

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou nesta segunda-feira (14) novas restrições para tentar frear o avanço de casos e internações por Covid-19 na cidade.

O decreto será publicado nesta terça-feira (15), mas a administração adiantou algumas proibições que visam coibir aglomerações em festas e eventos clandestinos, principal fator responsável pelo aumento de casos, segundo a gestão.

Bragança Paulista (Foto: ALESP)

As novas medidas que passam a valer até 30 de junho são:

  • Bares e botecos devem permanecer fechados aos finais de semana;
  • Restaurantes devem limitar em até seis o número de clientes por mesa;
  • Venda de bebida alcoólica fica proibida nos dois próximos finais de semana (19, 20, 26 e 27) em todos os estabelecimentos, inclusive restaurantes e supermercados. Nas mesmas datas também fica proibido o consumo em vias públicas e em situações que configurem aglomerações;
  • Supermercados deverão adotar sistema de senhas de controle de acesso e funcionar com no máximo 40% da capacidade. A entrada de duas pessoas da mesma família deve ficar proibida;
  • Igrejas devem ter no máximo 25% da capacidade;
  • Locação ou cessão gratuita de chácaras e casas para festas e eventos segue proibida; a multa para quem for autuado pode variar de R$ 14;
  • mil a R$ 290 mil;
  • A concessionária que opera o transporte público deverá aumentar a frota dos ônibus nos horários de pico.

Colapso na saúde

Bragança Paulista está com 102% de ocupação nos leitos de UTI e 100% em enfermaria. A região bragantina registrou nesta segunda-feira (14) uma fila de 38 pacientes aguardando vaga em um leito para tratamento da Covid-19. Desse número, 16 aguardavam leitos de UTI e 22 aguardavam leitos de enfermaria.

Por conta da lotação dos hospitais, o Samu voltou a enviar pacientes para fora outras cidades. No domingo, sete pessoas foram encaminhadas para Campinas e São Paulo, onde foram intubados. Um homem de 28 anos, morador de Bragança Paulista, foi um deles.

Até a segunda-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, o município registrou 19.668 infectados e 428 óbitos por conta da Covid-19.

Fonte: G1.globo.com