Moradores aguardam entrega de casas populares há sete anos em Jarinu

Construção de 60 casas está parada por conta de um impasse entre a prefeitura, o governo federal e um banco que financiou a construção.

Alguns moradores de Jarinu (SP) aguardam há sete anos pela entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, mas a obra está parada. As 60 casas deveriam ter sido entregues aos donos em 2011.

As obras estão paradas por conta de um impasse entre a prefeitura, o governo federal e um banco que financiou a construção.

Moradores de Jarinu (SP) aguardam há sete anos pela entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, mas a obra está parada. (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo o secretário de obras de Jarinu, Cirilo de Alexandria Almeida, o município contribuiu com a doação do terreno e mais R$ 300 mil na época que as obras começaram.

A outra parte da verba e fiscalização da obra depende do governo federal e de um banco que é responsável por destinar todo o dinheiro para a construtora, conta Almeida.

A equipe da TV TEM procurou o Ministério das Cidades e o Banco de Construção da China, mas até a publicação não houve retorno.

“Já entramos em contato com esse banco diversas vezes, fizemos reuniões. Estamos exigindo que eles retomem o projeto para que a gente consiga entregar essas casas às famílias”, diz o secretário.

Enquanto uma solução não é dada, o sonho da casa própria é substituído por um cenário de abandono, com janelas arrancadas, vasos sanitários jogados e destruição.

Algumas casas ficaram destelhadas depois do vendaval que atingiu a cidade em junho de 2016 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Algumas casas ficaram destelhadas depois do vendaval que atingiu a cidade em junho de 2016, mas os outros problemas foram causados pela falta de cuidado do poder público.

Uma dessas casas seria da faxineira Eliana Gonçalves Chaves. Ela conta que espera por isso há nove anos, só que a esperança ta diminuindo com o passar do tempo.

“Eu nem imagino mais nada. É tanta promessa, tanta coisa que eles falam que a gente acaba até perdendo o sonho de ter uma casa própria e finalmente realizar esse sonho”, diz.

Por causa da demora na entrega das casas, muitos moradores da cidade acabaram ocupando o local de maneira irregular. Em 2015 houve uma reintegração de posse para tirar as famílias e dar continuidade nas obras, mas nada foi feito.

A família da vendedora Izabel Losangile chegou a morar no local. Ela diz que ocupou uma das casas em um momento de desespero. Izabel lembra que estava tudo conservado antes da reintegração, muito diferente do que encontrou agora.

“Eu fico triste e eu esperava uma explicação. Que eles terminassem e dessem para quem precisa morar”, completa.

O secretário de Obras de Jarinu disse que para o governo federal, toda essa obra consta como entregue.

“Já entramos em contato com esse banco diversas vezes, já fizemos reuniões. Então nós estamos exigindo que eles retomem o projeto para que a gente consiga entregar esse conjunto às pessoas de direito”, afirmou o secretário.

Sem explicações e prazos, a dona de casa Débora Gonçalves, que também foi contemplada no programa Minha Casa, Minha Vida, vive hoje de aluguel e tenta sustentar a família com o pouco dinheiro que sobra na expectativa de um dia morar na casa que deveria ser dela.

Fonte: G1.globo.com