Bragança Paulista confirma duas primeiras mortes por febre amarela

A Secretaria da Saúde de Bragança Paulista informou na última sexta-feira (16) que os dois pacientes mortos com suspeita de febre amarela na cidade atestaram positivo para a doença. As vítimas são dois homens, de 52 e 74 anos.

Desde o começo do ano foram notificados nove casos suspeitos da doença em Bragança Paulista – além das duas mortes confirmadas, seis foram descartados e um está em investigação, segundo a prefeitura.

Os dois pacientes com diagnóstico confirmados, sendo um caso importado e outro autóctone (contraído no município) são do Bairro Rural Morro Grande da Boa Vista, no limite com Atibaia.

O homem de 52 anos foi internado na UTI da Santa Casa no dia 13 de janeiro. O homem seguiu internado até o dia 16, quando faleceu. A sorologia atestou positivo para febre amarela.

O homem de 74 anos foi atendido no Hospital São Francisco. Ele deu entrada no dia 21 de janeiro e a prefeitura não informou a data do óbito. Esse paciente teve a morte confirmada por exame PCR e aguarda o resultado da sorologia.

Macacos

Bragança Paulista coletou amostras de 82 macacos encontrados mortos no município para verificar a ocorrência de febre amarela. Destes, 65 atestaram positivo para a doença.

Vacinação

De acordo com a prefeitura, quase 128 mil pessoas pessoas foram vacinadas contra febre amarela desde o ano passado – o número corresponde a 75% da população moradora da cidade.

Estado

Atibaia, vizinha de Bragança Paulista, tem 24 casos confirmados de febre amarela em moradores, segundo a prefeitura. Além disso, dois pacientes não moradores da cidade, mas que buscaram atendimento na cidade, tiveram a doença confirmada após exames.

Fonte: G1.globo.com