Bragança Paulista tem 100% de ocupação em leitos para a Covid-19 na rede pública

Todos os leitos para a doença, seja UTI ou enfermaria, estão ocupados. É a terceira vez que a cidade atinge a ocupação máxima de leitos durante a pandemia.

Bragança Paulista atingiu 100% de ocupação nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a pacientes com a Covid-19. Essa é a terceira vez que a cidade ocupa todas as vagas em hospitais públicos destinadas aos pacientes desde o início da pandemia.

(Imagem Ilustrativa: Jürgen Jester por Pixabay)

Segundo a secretaria de saúde, Marina Oliveira, a cidade está com todos os 31 leitos disponíveis ocupados e transfere pacientes que precisam de internação para outras cidades.

“Estamos encaminhando pacientes para hospitais de outras cidades, como São Paulo, Guarulhos, não estamos desassistindo nenhum paciente. Porém, alguns a gente não está conseguindo manter em Bragança Paulista”, afirmou ao Link Vanguarda.

Além disso, ela afirmou que a cidade também não tem capacidade de instalar novos leitos. “Estamos com a capacidade máxima na Santa Casa, no Hospital Universitário e os hospitais privados em Bragança não conseguimos fazer parceria, pois estão desestruturados para receber paciente SUS”, disse.

A secretária afirmou ainda que a prefeitura acompanha a evolução dos números e vai avaliar até o fim de semana se deve adotar medidas mais restritivas para diminuir a taxa de transmissão. “Estamos com a contaminação extremamente alta em Bragança Paulista. Se compararmos janeiro a dezembro do ano passado cresceu mais de 140% o número de contaminados confirmados em Bragança”.

Bragança Paulista registrou, até a manhã desta segunda (22), 9.195 casos confirmados e 142 mortes por Covid-19.

Histórico

A primeira vez que a cidade registrou todos os leitos ocupados foi em maio, quando apenas a UTI ficou lotada. Na ocasião, novos leitos foram preparados e a prefeitura da cidade havia informado que, caso algum paciente precisasse ser internado, seria levado para Campinas.

Em dezembro a cidade voltou a ter todos os leitos de UTI ocupados. Em entrevista ao Jornal Vanguarda, a secretária de saúde Marina Oliveira informou que a prefeitura está buscando alternativas de emergência pra evitar que falte atendimento e que solicitou ao Governo Federal a reativação de mais leitos.

Fonte: G1.globo.com