Governo de SP volta a antecipar a vacinação contra Covid de adultos e adolescentes no estado

Todos os adultos até 18 anos devem receber a primeira dose da vacina até o fim da primeira quinzena de agosto. Adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 20 de agosto.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai antecipar novamente o calendário de vacinação contra Covid no estado. Todos os adultos até 18 anos deverão receber a primeira dose da vacina até o dia 16 de agosto. Antes, a previsão era que eles fossem imunizados até 20 de agosto.

A vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, que começaria a partir do dia 23, começa em 18 de agosto.

(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

“São Paulo antecipa a vacinação de adultos, de todos com mais de 18 anos para o dia 16 de agosto. Adolescentes na faixa de 17 a 12 anos começarão a ser vacinados no dia 18 de agosto, começando pelos jovens com comorbidades e na sequência todos os demais jovens nessa faixa etária de 17 a 12 anos”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

Essa foi a primeira agenda pública realizada pelo governador após ele sair do isolamento depois de ter sido reinfectado pela Covid.

Calendário vacinação

  • Adultos até 18 anos tomam primeira dose até 16 de agosto;
  • Do dia 18 a 29 de agosto, serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas;
  • Dia 30 de agosto a 5 de setembro serão vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos;
  • Dia 6 a 12 de setembro serão imunizados os adolescentes de 12 a 14 anos.

O Ministério da Saúde já anunciou a vacinação para adolescentes no país, após a vacinação de toda a população adulta.

Doria ressaltou que parte dos adultos só vai ter tomado a primeira dose da vacina em agosto e que a imunização só está completa após o recebimento da segunda dose. “O dia 16 de agosto não marca, no entanto, o fim da campanha de vacinação contra Covid em São Paulo. Isto porque o estado de São Paulo não deve atingir, nesta data, a completa imunização dos adultos, já que boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose. A expectativa é a de que os adultos mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, sejam o último grupo a ser vacinado.”

Governo de SP divulga calendário de vacinação para adolescentes contra Covid-19 (Foto: Reprodução/Governo de SP)

Ampliação funcionamento comércio

Doria também anunciou uma nova flexibilização econômica ampliando o horário de funcionamento dos comércios e serviços até meia-noite e com capacidade de até 80% até o dia 17 de agosto.

Atualmente, o horário de funcionamento de bares, restaurares, shoppings e serviços de um modo geral é permitido até as 23h, com até 60% de ocupação.

“A partir do dia 17 de agosto não teremos mais limite de ocupação de espaços comerciais ou espaços públicos, abertos ou fechados, nem tampouco de horários, a partir de 17 de agosto”, ressaltou o governador.

Fonte: G1.globo.com