Saúde municipal visita residências nesta semana para estudo sobre Covid

Profissionais da área de saúde de Atibaia farão visitas a domicílios até domingo (29) para realização de nova etapa do Inquérito Soroepidemiológico de Base Populacional, no qual um morador, com 18 anos ou mais, foi sorteado para entrevista e coleta de amostra de sangue para pesquisa de anticorpos contra o vírus causador da Covid-19.

A primeira etapa do estudo ocorreu de 21 de setembro a 4 de outubro, operacionalizada por 13 equipes de profissionais de saúde da Prefeitura, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, administrativos e motoristas. O questionário continha perguntas sobre o estado de saúde nos meses anteriores do entrevistado e de seus familiares, informações sobre a quarentena e perdas econômicas devido à pandemia. Muitos domicílios estavam fechados, houve significativo número de recusas e vários endereços não foram localizados.

(Fonte: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Na primeira etapa do estudo foram entrevistados e fizeram exame 641 moradores. Desses, 15 (2,3%) tiveram resultado positivo. Em dois entrevistados o resultado foi inconclusivo (0,3%) e nos demais, 624, o exame foi negativo (97,3%).

A prevalência encontrada nesse grupo populacional examinado foi de 2,3%, considerada baixa, podendo indicar que a proporção de pessoas susceptíveis à infecção pelo vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2, ainda é grande. Portanto, é necessário que as pessoas continuem utilizando máscaras, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia