Projeto Cidadania Itinerante segue em Atibaia na sexta (30), no Centro, e no sábado (1º), no Alvinópolis

Os moradores de Atibaia têm mais duas oportunidades, ambas nesta semana, para aproveitar diversos serviços gratuitos, como segunda via de vários documentos, elaboração de currículo, orientações e inúmeros outros atendimentos oferecidos graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, que estará disponibilizando à população uma unidade móvel do Projeto Cidadania Itinerante.

Na unidade móvel os moradores poderão acessar serviços e orientações relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais. E a Prefeitura também oferecerá uma série de serviços de diferentes secretarias municipais.

Cidadania Itinerante oferece diversos serviços gratuitos à população (Foto: Divulgação/SJC)

Nesta sexta-feira (30) a unidade ficará estacionada em frente ao Paço Municipal (Av. da Saudade, nº 252, Centro); e neste sábado, dia 1º de julho, ela estará em frente à Igreja Cristo Rei (Praça Santo Antônio, Alvinópolis). Nas duas oportunidades o horário de atendimento será das 9h às 17h, com entrega de senha somente até uma hora antes do término do atendimento ou até no máximo 200 senhas.

Vale lembrar que na terça-feira (27), quando a unidade ficou estacionada na Praça do Migrante Nordestino, a comunidade do Jd. Imperial e região também pôde usufruir da ação, inclusive com serviços das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Saúde.

Entre os serviços gratuitos disponibilizados pela unidade móvel estão: agendamento de segunda via de RG (recomendável apresentar uma cópia quando houver); segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito (em parceria com cartório do município); atestado de antecedentes criminais; download de Carteira de Trabalho Digital no celular; renovação de CNH; entrada de Seguro Desemprego; emissão de CPF para idade de 0 a 24 anos (a partir desta idade somente segunda via); emissão de segunda via de contas de água e de luz; elaboração de currículo; consulta ao Serasa; orientações do Procon; atendimentos diversos; entre outros.

Além disso, na unidade móvel são feitos encaminhamentos e acolhimentos de denúncias dos programas e coordenadorias da Secretaria da Justiça e Cidadania: Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC); Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM); e Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Tanto na sexta (30), no Centro, quanto no sábado (1º), no Alvinópolis, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico disponibilizará atendimento do Banco do Povo; do Sebrae Aqui, com abertura de MEIs; e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com divulgação de vagas e cadastramento de currículos.

E no dia 1º de julho a Secretaria de Saúde disponibilizará uma tenda dos Conselhos Locais de Saúde, com participação dos conselhos e da Ouvidoria do SUS buscando a divulgação das ações de ampliação e fortalecimento dos fóruns populares para gestão participativa da política municipal de saúde, além de vacinação com a equipe da UBS Alvinópolis; enquanto a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social disponibilizará, por meio do CRAS Alvinópolis e da OSC Espaço Crescer, orientação e consulta do CADúnico, orientações sobre o Programa Criança Feliz e apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia