Atibaia participa da 17ª Semana Nacional de Museus

Exposição “Retratos de Ontem” está aberta a visitação gratuita até o dia 30 de junho, no Museu Municipal João Batista Conti,

No último sábado, 18 de maio, foi comemorado em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus. Em Atibaia, a data é celebrada com a exposição “Retratos de Ontem”, um conjunto de fotos e objetos do acervo do Museu Municipal João Batista Conti, que fazem parte da história da cidade.

Atibaia participa da 17ª Semana Nacional de Museus (Foto: Divulgação)

A exposição está aberta desde o dia 14 de maio e segue disponível para visitação até 30 de junho, de terça-feira a sábado, das 11h30 às 17h30, e aos domingos, das 9h às 13h, com entrada gratuita. O agendamento para grupos e escolas pode ser feito pelo telefone (11) 4412-7153 ou pelo e-mail museu@atibaia.sp.gov.br .

Atibaia participa da 17ª Semana Nacional de Museus (Foto: Divulgação)

A exposição “Retratos do Ontem” faz parte da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Com menção a lugares, monumentos, templos, escolas, grupos musicais, grupos folclóricos e personalidades que registram um pouco da memória e das tradições de Atibaia, além de apontarem para o futuro da cidade, a mostra conta um pouco do passado do município e também leva à reflexão sobre qual futuro os moradores querem para a cidade.

Atibaia participa da 17ª Semana Nacional de Museus (Foto: Divulgação)

Outro destaque da exposição é o trabalho que apresenta a confecção coletiva do tapete de Corpus Christi, que liga uma igreja a outra, no Centro de Atibaia, durante essa celebração religiosa.

Atibaia participa da 17ª Semana Nacional de Museus (Foto: Divulgação)

Em 2019, o tema escolhido pelo IBRAM para a Semana Nacional dos Museus foi “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. Atibaia está entre os mil museus brasileiros participantes da Semana Nacional de Museus e entre os 220 museus paulistas que aderiram à ação. O Museu Municipal João Batista Conti está localizado na Praça Bento Paes, no Centro de Atibaia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia