Casa Viva Piracaia apresenta Socorro Lira e Penélope Martins

A Casa Viva Piracaia apresenta nesta quinta-feira (24) um bate-papo sobre Cultura Popular com Chico Terra. Na sexta-feira (25) tem Helena Badari com o show Origem e, no sábado (26), é dia de Socorro Lira e Penélope Martins com música e narração de história “pra gente grande”

24.05 | QUINTA – Diálogos Abertos sobre Cultura Popular com Chico Terra

Francisco dos Santos Ferreira, artisticamente conhecido como ChicoTerra, é Engenheiro Agrônomo de formação, especialista em Gestão Ambiental, mas sempre teve a música como um fio condutor da vida. Em casa ouvia as MPB’s que os pais tocavam com amigos. Aos 15 anos pegou o violão como instrumento amoroso e de expressão poética. Estudou música popular e erudita. Fez parte de bandas de rock e MPB, onde tocava ecompunha músicas. Depois ingressou no universo da música popular e folclórica na região do Vale do Paraíba, onde participou do grupo de Maracatu Baque do Vale. Conheceu dentro desse universo as congadas, os moçambiques, o jongo, o coco de roda, o boi de matraca, a ciranda, o congado mineiro, entre outros.
Deu formação em 2007 ao grupo Baque Lua Cris em Bragança Paulista e segue à frente fazendo uma costura da cultura popular e folclórica, na pesquisa e re-criação com base em ritmos tradicionais brasileiros, expressões poéticas e alegóricas. A pesquisa e a vivência fazem parte da formação continua de sua vida. No dia 10 de maio, o grupo Baque Lua Cris completou 11 anos de (re)existência.

Horário: 19h30
Contribuição sugerida: 10 reais

25.05 | SEXTA – Show Origem com Helena Badari

De Joanópolis, a cantora e compositora Helena Badari volta ao palco da Casa Viva com o show “Origem”. Ela apresenta um repertório com releituras de canções clássicas e também de autores da nova cena da música brasileira, em um show intimista ao lado do guitarrista Luiz Waack.

Horário: 21h30
Couvert artístico: 20$

* Cardamomo fechado essa semana

26.05 | SÁBADO – Simpatias pra querer bem

Simpatias pra querer bem – música e narração de história, com a cantora e compositora Socorro Lira e a narradora de histórias Penélope Martins (Participação de Cristina Saraiva).

“No encontro de duas vozes femininas, o cantar de palavras nas canções que correm histórias de antigos saberes populares, na força das simpatias de querer bem que rezavam as velhas benzedeiras, na faca fincada na bananeira em véspera de Santo Antônio, nas cuias com água fresca, nas gamelas flamejantes com abundância para a cultura da nossa terra, a oralidade vem dizer com jeito as mais antigas descobertas, aquelas verdades contidas no mistério.
O repertório composto de lendas, contos e canções, começa com Delicadeza, Delicado, a revelar o caminho do amor entre o segredo de escolher ou de ser escolhido; em conversa, a história muito mais antiga do que o raio ou o trovão, arrebatamento do Rei Xangô pelos braços gentis da guerreira Iansã, traz uma tempestade de entrega; para arder e cantar Desejo, seguida por uma contemplação do dragão vencido ao pé de São Jorge na Lua Bonita, que embala os corações para outras histórias; reflete nas águas profundas de um rio, o brilho lunar, onde emerge a Mãe d’Água para ensinar ao pescador que o amor é lugar de inquestionáveis silêncios; a noite de festa é a Gema, canção que traduz a fé que queremos ter e que por isso invocamos toda sorte de encantamento; uma Simpatia de Querer Bem ajuda a ouvir o coração no centro da vida, Gaia para cantar e não esquecer que as coisas vivas têm nome e conversam conosco, como quando, em tempo antigo, O Sol tinha um Nome e as pessoas por ele esperavam cantando, cirandando com Sapato de Algodão.”

Horário: 21h30
Couvert artístico: 25$

Casa Viva Piracaia

Funcionamento: de quinta a sábado a partir das 19h
Reservas e informações: 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo)
E-mail: piracaia.casaviva@gmail.com
Página do Facebook: casavivapiracaia
Instagram: @casaviva.piracaia

Nota da assessora de comunicação Ana Laura Mosquera