Casarão Julia Ferraz realiza exposição online da fotógrafa Ilana Bar

Exposição provoca a refletir sobre beleza, vida, intimidade, semelhança e diferença a partir do olhar sobre um cotidiano que transita entre o real e o imaginário.

Na próxima terça-feira (27), o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “transparências de lar”, com a série de fotografias premiada da artista atibaiense Ilana Bar. A exposição faz parte da programação online do Casarão Julia Ferraz, alternativa para seguir com suas ações culturais em tempos de COVID-19, e acontece no site do espaço cultural até 26 de novembro.

“transparências de lar” provoca a refletir sobre beleza, vida, intimidade, semelhança e diferença a partir do olhar sobre um cotidiano que transita entre o real e o imaginário. A série foi contemplada com o prêmio Nacional de fotografia Pierre Verger e o Prêmio Nera Di Verzasca (Suiça) e também participou de exposição no Estados Unidos.

Foto da série “transparências de lar”, da artista Ilana Bar

O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz, contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Serviço

transparências de lar – exposição da fotógrafa Ilana Bar
Quando: 27/10/2020 a 26/11/2020
Local: https://casaraojuliaferraz.com/
Evento Gratuito

Fonte: Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz