Confira atrações culturais para celebrar o Dia Nacional do Livro

Data é comemorada em 29 de outubro; instituições de SP elaboraram diversas atividades voltadas à prática da leitura.

Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, equipamentos culturais de São Paulo prepararam uma programação com atividades voltadas à prática da leitura.

As instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado elaboraram ações que ocorrem em diversos horários.

(Imagem Ilustrativa de Comfreak por Pixabay)

Confira as atrações:

Casa das Rosas – Atividade não presencial e coordenada a distância

Páginas Abertas: A Divina Comédia de Haroldo de Campos

28 de outubro, quarta-feira, às 19h

Na série Páginas Abertas: poéticas sincrônicas, a cada encontro são destacados livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos. No dia 28 de outubro, o diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, Marcelo Tápia, apresentará a palestra A Divina Comédia de Haroldo de Campos, que focalizará a importância da obra de Dante Alighieri para a produção de Haroldo.

As inscrições estão abertas pela internet até o preenchimento das vagas.

Casa Mário de Andrade – Atividade não presencial e coordenada a distância

Contação de Lendas do Norte

29 de outubro, quinta-feira, às 16h30

Em paralelo aos estudos etnográficos de Mário de Andrade, a educadora Fernanda Mazete trará algumas histórias populares que estão enraizadas na cultura tradicional do norte do Brasil. Atividade sugerida para toda a família.

O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e YouTube do museu.

Clube de Leitura Casa Mário de Andrade IV – Atividade não presencial e coordenada a distância

31 de outubro, sábado, às 16h30

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 31 de outubro, a cordelista e escritora EdiMaria comenta seu cordel Helena Mirelles.

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar a inscrição, os interessados devem realizar o cadastro pela internet.

Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos – Atividade não presencial e coordenada a distância

O Grupo Êba também se apresenta na Biblioteca Parque Vila-Lobos (BVL) no dia 31 de outubro, às 16h, ao narrar a lenda sul-africana de Mazanendaba, que viajou em busca das histórias que sumiram da cabeça do seu povo. Inscrições a partir do dia 9, às 10h. Para participar, acesse www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

Programas permanentes destinados ao público infantil, como o Lê no Ninho, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais. Confira nas páginas das bibliotecas no Facebook e no Instagram.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Vale lembrar que as bibliotecas continuam com atividades de programação cultural suspensas. Para mais informações, acesse os sites da Biblioteca de São Paulo (www.bsp.org.br) e da BVL (www.bvl.org.br).

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo