Secretaria de Cultura de Atibaia promove oficina sobre as cores e suas relações

Oficina será realizada no dia 18 de setembro de forma gratuita; Inscrições estão abertas.

No próximo sábado (18) a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, irá promover uma oficina gratuita sobre as cores e suas relações, ministrada por Geraldo Paranhos. Com duração de aproximadamente duas horas, a oficina terá início às 14h no piso inferior do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Vila Thaís). Para participar, basta preencher o formulário de inscrição no endereço https://bit.ly/3htksYA .

(Imagem Ilustrativa: garageband por Pixabay)

A oficina tem como objetivo propor uma reflexão sobre os sentidos por meio das cores e suas relações, partindo de exercícios práticos e conhecimento teórico. Os conteúdos variam de introdução em pesquisas e estudos sobre cor até atividades práticas envolvendo os sentidos. Os participantes terão diferentes experiências com o exercício “brincando com o tato”, além de aprenderem na prática sobre a diferente influência das cores quentes e frias em um mesmo tom, na atividade “brincando com a visão”.

Na última etapa das atividades, será apresentado, com fotos ilustrativas, o idealizador da oficina, professor e artista Josef Albers – membro da Escola Bauhaus e pioneiro na arte abstrata formal e na pesquisa das relações entre linhas e cores. Os participantes também receberão indicações bibliográficas para o aprofundamento do tema.

Geraldo Paranhos possui licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas e mantém obras em acervo na Casa das Retortas e nos museus de Arte Contemporânea de Campinas e de Jataí, além de já ter participado de diversas exposições individuais e coletivas. Atualmente, é arte-educador na Escola Municipal Takao Ono, em Atibaia, e sua exposição “Linha e Plano” está em exibição no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” até 15 de outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia