Estudante: Confira como será a nova matriz curricular da rede estadual de SP em 2024

Resoluções com as novas matrizes curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram publicadas na edição da última sexta-feira (17).

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) publicou, na última sexta-feira (17), as resoluções nº 52 e nº 53, que apresentam as mudanças nas matrizes curriculares do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2024. As mudanças foram apresentadas à rede pelo secretário da Educação Renato Feder em live exibida no Centro de Mídias.

(Imagem Ilustrativa de WOKANDAPIX por Pixabay)

Confira abaixo como ficarão as aulas para 2024.

No Ensino Médio:

  • A Resolução Seduc nº 52, de 16 de novembro de 2023, com a nova matriz curricular para o Ensino Médio e todos os seus detalhes pode ser conferida neste link;
  • Na 1ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de: língua portuguesa + redação e leitura, inglês, arte, educação física, matemática + educação financeira, biologia, física, química, filosofia, geografia, história, projeto de vida e tecnologia e robótica;
  • Na 2ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de língua portuguesa + redação e leitura, inglês, educação física, matemática + educação financeira, biologia, física, química, geografia, história, sociologia e projeto de vida;
  • Na 3ª série do Ensino Médio, os estudantes terão aulas de língua portuguesa + redação e leitura, inglês, educação física, matemática + educação financeira, física, geografia, história, projeto de vida e aceleração para o vestibular;
  • As aulas de física, geografia e história serão reintegradas à 3ª série do Ensino Médio, em resposta a pedido de estudantes e professores. Isso significa um aumento de 50% em cada uma dessas disciplinas no Ensino Médio na comparação com o ano letivo de 2023;
  • A 3ª série do Ensino Médio ganha novos componentes curriculares a partir de 2024: as aulas de educação financeira, oferecidas nas três séries, e aceleração para o vestibular, exclusiva para a 3ª série;
  • O tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado de 10 para 16 aulas, considerando as aulas de redação e leitura, o que representa um aumento de 60%;
  • O tempo destinado ao aprendizado de matemática será ampliado de 10 para 17 aulas, considerando as aulas de educação financeira, um aumento de 70%;
  • Haverá também um aumento de 20% nas aulas de projeto de vida;
  • Os estudantes continuarão a cursar os itinerários formativos a partir da 2ª série do Ensino Médio. A partir de 2024, a Secretaria da Educação passa a oferecer duas possibilidades de dois itinerários formativos: Matemática e Ciências da Natureza e Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas —, além do Ensino Médio Técnico, este com matriz curricular a ser divulgada em uma resolução própria;
  • Até 2023, eram 11 (ou 12, com o Ensino Técnico) itinerários formativos, com 276 disciplinas;
  • Todos os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que optarem pelo itinerário formativo de Matemática e Ciências da Natureza, terão aulas de tecnologia e robótica, empreendedorismo, biotecnologia e química aplicada;
  • Todos os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que optarem pelo itinerário formativo de Linguagens e Ciências Humanas terão aulas de arte e mídias digitais, liderança, oratória, filosofia e sociedade moderna e geopolítica;
  • A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acompanha as discussões sobre o projeto de lei enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para as mudanças no Ensino Médio. Caso o PL seja aprovado, os itinerários formativos CNT/MAT e LGG/CHS estão construídos de forma a atender a expansão para 2.400 horas nas disciplinas obrigatórias.

Confira as novidades do Ensino Fundamental:

  • A Resolução Seduc nº 53, de 16 de novembro de 2023, com a nova matriz curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e todos os seus detalhes pode ser conferida neste link;
  • As mudanças nos anos finais do Ensino Fundamental têm como principal objetivo a recuperação da defasagem educacional;
  • Os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental terão duas aulas de educação financeira por semana;
  • As aulas de tecnologia e inovação terão um acréscimo de 50% do 6º ao 9º ano, passando de uma para duas aulas por semana;
  • Para essa etapa, a Secretaria da Educação implantará uma nova disciplina, de orientação de estudos, destinada a apoiar na recuperação das defasagens e oferecer avanços no ensino no processo de aprendizagem, de acordo com a necessidade e nível de aprendizagem dos estudantes.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo