Instituição de ensino superior de Atibaia desenvolve método pioneiro em educação

Conheça o projeto de tecnologia que possibilidade mensalidades mais acessíveis na UNIFAAT, em Atibaia e Bragança Paulista.

O Centro Universitário UNIFAAT, localizado em Atibaia, investiu em um projeto pioneiro de tecnologia e ensino inovador que tem apresentado melhora na aprendizagem e possibilitado mensalidades mais acessíveis para os estudantes da Região Bragantina.

Centro Universitário UNIFAAT (Foto: Centro Universitário UNIFAAT)

O método denominado Smart, inspirado em experiências bem-sucedidas em âmbito internacional, é considerado um sistema híbrido, por combinar aulas presenciais e a distância. Em três dias por semana, o estudante frequenta aulas presenciais, estando em contato direto com professores e colegas, além de utilizar a infraestrutura necessária para as aulas práticas. Nos outros dois dias da semana, estuda por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, pelos quais acessa vídeos, textos, infográficos e atividades, além de interagir com os professores.

“O Smart reúne as vantagens do ensino tradicional, com a interação entre alunos e professores, mas procura explorar todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer em termos de ensino”, explica o Prof. Júlio César de Lima Ribeiro, Diretor Acadêmico da instituição.

Segundo o professor Hercules Brasil Vernalha, um dos idealizadores do método, há uma grande vantagem em relação à modalidade de Ensino à Distância (EAD). “O projeto resultou da percepção de que, por um lado, os estudantes e o mercado vêm demandando muita agilidade e praticidade das instituições de ensino, e por outro o Ensino à Distância (EAD) falhou em reter o aluno jovem ao longo de todo o curso universitário. Esse é um fenômeno internacional”, conclui.

Outro ponto que merece destaque é o valor do investimento. Com a parte principal do conteúdo do curso sendo oferecida nos três dias de aulas presenciais e a parte assessoria sendo oferecida a distância, a instituição encontrou uma forma de praticar mensalidades mais acessíveis do que cursos oferecidos no sistema tradicional, com aulas cinco dias por semana.

Acesse o site do Centro Universitário UNIFAAT.

Fonte: G1.globo.com