Confira 6 dicas para encontrar motivação para malhar durante a pandemia

Em meio à quarentena mundial da pandemia de Covid-19, muitas pessoas se tornaram mais próximas da atividade física do que normalmente. Outras, por outro lado, perderam o ritmo. Por isso, a médica do esporte e ortopedista, Ana Paula Simões, listou algumas dicas sobre motivação e rotinas de exercícios nesta situação especial.

(Imagem Ilustrativa de Sabine Mondestin por Pixabay)

1. Reflita

A primeira coisa a dizer é que a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática do esporte por dois motivos principais: saúde física e mental. Ou seja, uma delas é evitar a atrofia dos músculos, que por sua vez tem o efeito positivo de queimar energia para prevenir possíveis doenças. A reflexão sobre o assunto talvez seja a oportunidade para muitos darem maior importância à atividade física em suas vidas. Vamos fazer exercício!

2. Esteja em movimento

O movimento é essencial para o ser humano porque o fazemos todos os dias para ir ao trabalho, levar as crianças à escola, ir à universidade ou fazer qualquer tipo de serviço. Não somos estáticos. Portanto, em quarentena, não podemos interromper abruptamente nossos movimentos diários, estaríamos cometendo um erro. Caminhar é o primeiro passo. Depende de onde você mora, porque se for em casa você pode passear até no jardim, mas se for em um apartamento a questão é mais limitada, pois a única opção é caminhar pelo quarto. Isso também pode ser feito em corredores, escadas ou áreas comuns de prédios e condomínios. Dessa forma, você evita dormência. Estamos numa fase de flexibilização, portanto você tem também autorização pelos órgãos públicos nacionais de fazer atividade física diária, externa, desde que use máscara e mantenha o distanciamento.

3. Busque ajuda

Se você não sabe quais rotinas de treinamento seguir ou precisa de um guia ou treinador, sugerimos que busque aulas on-line ou use as plataformas on-line. Muitos profissionais da área esportiva estão oferecendo aulas gratuitas de todas as modalidades, numa grande rede de apoio, e você pode procurar informações nas redes sociais de marcas desportivas ou de academias reconhecidas no seu setor.

4. Seja criativo

Não ter roupas ou artigos de prática esportiva não deve ser um impedimento. Sirva-se do que você tem em mãos, como toalhas, garrafas ou pesos improvisados, uma cama em vez de um tapete e calças de lycra, se você não tiver elástico. Use o recurso que estiver à mão, mas faça! Não deixe as desculpas vencerem. Improvise com o que tem.

5. Progrida a cada dia

Tente não tornar os exercícios complicados, especialmente se você não os faz normalmente. Flexões, agachamentos, corridas ou barras são opções muito simples e eficazes. Mesmo que não se sinta tentado pelos exercícios, planeje e realize atividades em casa, como arrumar e limpar armários e quartos, varrer, lavar pratos. Lave e passe a roupa. Há muito o que fazer para queimar calorias. Ontem uma paciente minha me escreveu para contar que, após o tratamento que fizemos, voltou a faxinar a casa, o que não estava mais conseguindo antes por causa das dores. E eu respondi: “que sensacional! Agora, além de se movimentar, quero que você se fortaleça!”

6. Crie e mantenha uma rotina

Crie o hábito de fazer ginástica. Marque dias e horário semanalmente para fazer. Não procrastine. Recomenda-se realizar de dez a 12 repetições por exercício em no mínimo quatro séries para desenvolver uma rotina completa de 20 minutos, em tempo aproximado. O ideal são 30 minutos diários, no mínimo, revezando as séries para trabalhar musculaturas diferentes.

Fonte: Globoesporte.globo.com