Exercícios em casa, postura e home office: ortopedista orienta quem está na quarentena

Muita gente está fazendo exercícios físicos em casa. A pandemia do novo coronavírus exige o isolamento social e as academias estão fechadas. Isso não quer dizer que as pessoas devem ficar paradas neste período.

As atividades físicas são muito importantes para a saúde e ajudam também no equilíbrio emocional. Os exercícios, no entanto, exigem cuidados. Ortopedista e especialista em medicina do esporte, Eduardo Barbosa deu dicas sobre atividades seguras para serem feitas em casa.

Exercícios em casa devem ter orientação de um profissional de educação física (Imagem Ilustrativa: Irina L / Pixabay)

Ele só recomendou o acompanhamento online de um profissional de educação física. Barbosa, da Unimed Maceió, lembrou ainda que as pessoas não devem descuidar da postura quando trabalharem em casa. Confira:

Em tempos de pandemia, uma das alternativas é se exercitar em casa. Quais os cuidados que as pessoas devem ter para evitar lesões?

– Neste período de isolamento social, o exercício físico em casa é uma boa alternativa para manutenção da saúde. O principal cuidado a ser tomado é a orientação de um profissional especializado, pois a maior incidência de lesões ocorre nas pessoas que tentam iniciar a atividade “por conta própria”, sem orientação adequada. Neste período, muitos educadores físicos estão prestando consultoria online, o que é o ideal para se evitar exercícios executados de maneira errada.

No caso de idosos, grávidas e crianças, há alguma recomendação específica?

– Estes grupos, uma vez que orientados e que já vinham praticando exercícios físicos antes do isolamento, podem continuar a realizar seus exercícios em casa. No caso das gestantes, o acompanhamento também do obstetra é essencial.

Muita gente está trabalhando em casa e nem sempre as acomodações, como cadeiras e mesas, são as ideais. Que cuidados essas pessoas devem ter?

– Os principais cuidados são com a postura, que deve ser observada o tempo todo para que se evite sobrecarregar a coluna, como posições muito curvadas, e a ergonomia do ambiente de home office, ou seja, posicionamento de computadores, altura de mesas e cadeiras, entre outras coisas.

Quando a pessoa não deve se exercitar em casa? Há alguma doença ou sintoma que impeça o trabalho físico?

– A principal contra indicação seria para aquelas pessoas sedentárias (que não praticam exercícios físicos regularmente). Iniciar no período de isolamento é arriscado, pois a atitude mais segura antes de se iniciar a prática esportiva é fazer a avaliação clínica cardiológica e muscular, diminuindo assim os riscos de problemas.

Fonte: Globoesporte.globo.com (leia a matéria completa)