Atibaia está entre as cidades responsáveis por poluição de represa em Salto Grande

Onze cidades que estão no curso dos rios que desaguam na represa em Americana não coletam ou tratam o esgoto de forma correta.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fez um levantamento de todas as casas e chácaras que ficam perto de Salto Grande em Americana (SP) e apenas 5% lançam esgoto de forma irregular na represa. O local sofre com a poluição e excesso de aguapés desde o início deste ano.

Segundo este estudo, é um problema pequeno perto da quantidade de esgoto que outras cidades lançam no sistema hídrico, e que acaba se acumulando no local.

De acordo com a Cetesb, 11 cidades que estão no curso dos rios que desaguam na represa de Salto Grande ainda não coletam ou tratam o esgoto de forma correta. A Companhia inclusive anunciou que busca ações para ampliar a coleta e tratamento de esgoto em três deles: Atibaia, Nazaré Paulista e Piracaia. O Ministério Público acompanha o caso.

Alto nível de aguapés e poluição na represa de Salto Grande, em Americana (SP), tornou situação alarmante (Foto: Reprodução/EPTV)

A invasão dos aguapés é só o efeito de um problema ainda maior: o esgoto nas águas. A planta se alimenta de matérias orgânicas e, em pequenas quantidades, até ajuda a despoluir, mas, com tanta sujeira, elas crescem em excesso e prejudicam a oxigenação da água. Poucos peixes sobrevivem assim.

Em um encontro com moradores, o Ministério Público cobrou da CPFL Renováveis a responsabilidade pela retirada das plantas, já que ela possui a concessão da represa para geração de energia e, por isso, tem a obrigação de manter as águas limpas.

“A empresa está adotando todas as medidas de continuidade do estudo para achar as melhores práticas para o controle e manejo das plantas aquáticas no reservatório”, afirma Fernando Di Franco, superintendente da CPFL Renováveis.

Sem resolver o lançamento de esgoto das outras cidades, o problema deve continuar. “Por hora nós aceitamos os paliativos mas, no final deste ano, eles vão concluir o estudo de um ano para apurar qual é a melhor técnica a ser empregada para erradicar as macrófitas [aguapés]”, diz Odair Dias, secretário de Meio Ambiente de Americana.

As prefeituras de Atibaia e Piracaia informaram que tomam providências para ampliar a coleta e tratamento de esgoto das cidades. Já a Prefeitura de Nazaré Paulista não deu resposta sobre a cobrança da Cetesb.

Fonte: G1.globo.com