Saneamento básico auxilia na preservação ambiental

Na última segunda-feira, 21, que antecedeu a chegada da primavera, foi comemorado o dia da árvore. A data tem o intuito de conscientizar e estimular a participação dos cidadãos nos cuidados com a natureza. Infelizmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil, apesar de ser o segundo país com mais área verde no mundo, é líder em desflorestamento, de 2011 a 2015, foram 2,5 milhões de hectares perdidos.

Sabe-se que o saneamento básico é o conjunto de medidas que visam o pleno atendimento da população com os serviços essenciais, ou seja, coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água e coleta de lixo, com a finalidade de preservar a natureza, erradicar doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica da cidade. Pensando nisso, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município, entre algumas ações estratégicas para preservação da natureza, adotou um método mais sustentável para a realização do descarte do lodo que é gerado no processo de tratamento de esgoto, a fim de reduzir a sobrecarga nos aterros sanitários e beneficiar o ecossistema da região.

Resíduos gerados durante o processo de tratamento de esgoto são transformados em adubo orgânico. (Foto: Divulgação)

Os resíduos gerados nos tanques de aeração durante o processo de tratamento de esgoto são encaminhados para uma empresa em Jundiaí/SP, que faz o reaproveitamento do composto, transformando-o em adubo orgânico. Até o momento, a empresa já enviou cerca de 116 toneladas de lodo para a compostagem, resultando em 46 toneladas de fertilizantes que auxiliam diversos agricultores, além de servir de insumo em plantios de mudas de diversas espécies, em especial, as nativas que são apropriadas para ações de reflorestamento. Esse adubo também auxilia na manutenção de áreas verdes e enriquece o solo da cidade e região.

Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, conta que essa iniciativa é considerada uma das alternativas ambientalmente mais seguras, sustentáveis e que atende à legislação vigente. “Esse aproveitamento do lodo é totalmente benéfico ao meio ambiente, afinal o que iria para um aterro sanitário, é transformado em fertilizantes ricos em nutrientes. São necessários cerca de 3 litros de adubo orgânico para o cultivo de mudas, sendo assim podemos dizer que a Atibaia Saneamento já contribuiu para o plantio de aproximadamente 15 mil árvores”, ressaltou a gerente.

A Atibaia Saneamento já contribuiu com o plantio de mais de 2.800 mudas de 86 espécies distintas em áreas apropriadas para o reflorestamento no estado de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento