Você sabe como colaborar para evitar entupimentos na rede de esgoto?

A rede de esgoto é uma estrutura importante para o saneamento básico e que opera de forma integrada em toda a sua extensão. É por isso que evitar o entupimento das tubulações é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto pela população e pela empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de efluentes. A Atibaia Saneamento, uma empresa do Grupo Iguá, é a concessionária encarregada do esgotamento sanitário na cidade e oferece algumas dicas úteis para os cidadãos manterem o sistema em bom estado de funcionamento.

(Imagem Ilustrativa de Scott Rodgerson por Unsplash)

De forma geral, a estrutura física do sistema é projetada apenas para receber efluentes líquidos, ou seja, a água do banho, da pia da cozinha, do vaso sanitário e da lavagem de roupas. Portanto, os demais resíduos sólidos e até mesmo o óleo de cozinha não devem ser descartados na rede, pois podem prejudicar a eficiência da coleta e tratamento de esgoto.

“Nós trabalhamos periodicamente para a limpeza e desobstrução das tubulações e ramais de esgoto, porém a participação da população é fundamental para o sucesso dos serviços de saneamento básico. Todos podem colaborar por meio de pequenas ações no dia a dia em suas casas, como por exemplo, a instalação de um ralo na pia da cozinha, o armazenamento e destinação do óleo usado, entre outras atitudes sustentáveis”, comenta o gerente operacional da Atibaia Saneamento, Carlos Santana.

O gestor explica que o uso do equipamento que filtra os restos de comida auxilia na contenção dos pequenos resíduos, pois apesar de parecerem inofensivos, podem promover grandes problemas ao sistema que recebe o esgoto de inúmeras residências em Atibaia. Além disso, a atenção ao descarte dos itens de higiene pessoal é importante. Fio dentais, papel higiênico, embalagem do creme dental, tampas de produtos, absorventes, fraldas e demais artigos não devem ser jogados no vaso sanitário ou pia do banheiro, é necessário utilizar a lixeira sempre.

Por fim, a Atibaia Saneamento destaca os dois grandes vilões do esgoto: fios de cabelo e o óleo de cozinha. O primeiro, em grande volume, obstrui a passagem do efluente doméstico e o segundo causa o entupimento das tubulações. Por isso, a orientação é usar o lixo doméstico para os cabelos e direcionar o óleo usado para algum ponto de coleta mais próximo. Assim, o cidadão faz a sua parte para o avanço do saneamento básico local e contribui também para a preservação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento