Irregularidades na ligação de esgoto podem causar problemas ambientais e à saúde da população

A Atibaia Saneamento é a empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário municipal e mantém uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE), órgão fiscalizador das ligações de esgoto. Por isso, a operação do Grupo Iguá reforça a importância de combater as irregularidades nas conexões dos imóveis localizados na cidade e, principalmente, as fraudes que podem ser bastante prejudiciais à população e à rede como um todo.

De acordo com a Atibaia Saneamento, as conexões clandestinas, como são conhecidas, são aquelas em que existe a interligação do sistema de drenagem pluvial no sistema de esgotamento sanitário ou vice-versa. Em ambos os casos, impactos são gerados para esses dois sistemas.

(Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay)

Quando as redes de drenagem são interligadas às redes de esgoto, há um considerável aumento na vazão do efluente passando por todo o sistema, gerando diversos prejuízos para a estrutura das tubulações e podendo afetar diretamente a qualidade do tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto.

Nos casos em que o esgoto é interligado nas redes de drenagem, o impacto é diretamente ao meio ambiente, já que o efluente de esgoto acaba direcionado erroneamente para os canais pluviais sem passar por tratamento afetando assim a qualidade do corpo hídrico.

Esses não são os únicos problemas, pois a irregularidade na ligação residencial representa um perigo para a saúde da população. Ela pode gerar contaminação local, possíveis refluxos para dentro das casas e até atrair a presença de animais peçonhentos. Além disso, os danos das fraudes no sistema atingem também o meio ambiente,

Segundo a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Guillen, o funcionamento do sistema de esgotamento sanitários em rede faz com que um único imóvel irregular comprometa toda o saneamento local. “Ser cidadão responsável e consciente traz benefícios individuais e coletivos para o esgotamento sanitário em Atibaia. Quando um munícipe regulariza a situação do seu imóvel, evita danos à saúde, à sobrecarga do sistema que pode gerar extravasamentos do efluente e, principalmente, os problemas ambientais”, explica a gestora.

Em Atibaia, a SAAE é o órgão responsável pela fiscalização dessas conexões, por isso quaisquer fraudes referentes aos serviços de esgoto devem ser denunciadas e os imóveis devidamente regularizados. Para isso, o atibaiense pode entrar em contato pelos canais de atendimento no WhatsApp (11) 96191-6680 ou pelo telefone 0800 011 2190 ou, se preferir, realizar o agendamento de uma visita presencial.

Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento