Chuvas na região de Campinas deixam Rio Atibaia com nível 44% acima da média histórica

O Rio Atibaia está com nível 44,49% acima da média histórica para o mês de março por conta das chuvas que atingiram a região de Campinas (SP) em fevereiro. A medida desta quarta-feira (4) se refere ao principal ponto de captação, localizado em Valinhos (SP). O rio abastece 95% da cidade de Campinas (SP).

No mês passado, a metrópole teve o mês mais chuvoso dos últimos 4 anos, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Foram 216 milímetros de precipitação, sendo que o esperado para o período era de 190,5 milímetros.

Rio Atibaia no dia 4 de março de 2020 em Sousas, distrito de Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)

Já no ponto de medição do Rio Atibaia, foram 202 milímetros registrados em fevereiro, sendo que a média é de 114 milímetros.

Rios e Cantareira

O cenário positivo abrange o Rio Jaguari, que está com 47,22% acima da média e fornece água para as regiões de Jaguariúna (SP) e Pedreira (SP), além de outros rios que cortam as cidades do entorno.

A situação também melhorou no Sistema Cantareira, principal reservatório de água da região metropolitana da capital paulista e que gera impacto nos rios da região de Campinas.

  • Rio Atibaia: 44,49% acima da média
  • Rio Jaguari: 47,22% acima da média
  • Rio Piracicaba: 5,74% acima da média
  • Sistema Cantareira: 61,3% da capacidade

Há um ano, o Cantareira operava com 49% da capacidade. Os dados foram levantados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Fonte: G1.globo.com