Equipe do De Olho nos Rios promove palestra de educação ambiental para escola municipal de Bragança

O choque entre meio ambiente e meio urbano cresce a cada dia, apresentando realidades preocupantes para toda a biodiversidade. A fauna silvestre é obrigada a adentrar as cidades para conseguir formas de sobreviver. Dessa forma, a educação ambiental se torna uma poderosa ferramenta para a proteção das espécies, como proporcionado pelo Projeto De Olho nos Rios, em palestra para alunos da Escola Municipal Augusto Vasconcellos de Bragança Paulista.

(Foto: Divulgação)

“A supervisora da escola entrou em contato com o Centro de Educação Ambiental, por conta da preocupação em relação aos saguis, que estavam muito presentes e próximos das pessoas. Então, durante um primeiro momento, fizemos a observação para identificar os possíveis motivos que estava causando essa aproximação, principalmente em relação a alimentação, orientando alunos e funcionários. Posteriormente, entramos em contato com a Mata Ciliar, por meio do Projeto De Olho nos Rios, para reforçar a educação ambiental na escola”, comenta Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira, educadora responsável pelo Centro de Educação Ambiental ‘Sala Verde Pindorama’.

“No começo, estávamos muito preocupados com a situação, pois não sabíamos ao certo o que fazer e como proceder. Por isso, buscamos orientações com a equipe de formação do Centro e, assim, foi feito esse contato com a Mata Ciliar, para explicar às crianças o caminho correto a se seguir. É extremamente importante nós termos essas informações, para compreender as situações, tranquilizando a todos e tomando as atitudes certas, com segurança para nós e para os animais”, pontua Milene de Sousa Assis Coelho, diretora da escola.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.