Mata Ciliar Mata Ciliar recebe jacurutu resgatado de via pública de Atibaia

Considerado o maior rapinante noturno brasileiro, o jacurutu, também conhecido como “corujão orelhudo”, é uma ave majestosa e importante predadora de nossa biodiversidade. Mas nem mesmo animais do topo da cadeia alimentar estão livres de acidentes provocados pela perturbação ambiental. Nesta semana, um indivíduo chegou extremamente debilitado ao Cras da Mata Ciliar, encontrado caído em uma via pública de Atibaia, para os cuidados da equipe.

(Foto: Associação Mata Ciliar)

O animal estava prostrado e apático, com uma laceração na asa direita, fratura exposta e lesões nos ossos. Foi iniciado um procedimento para seu tratamento, porém, ele não resistiu aos ferimentos e, infelizmente, veio a óbito.

O jacurutu ocorre principalmente nas regiões sudeste e sul do país, em áreas abertas, semiabertas ou bordas de matas, sendo um importante agente ambiental no controle de outras espécies, como pequenos mamíferos e aves, além de répteis e anfíbios.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar