Coloridos e terapêuticos, peixes ganham espaço nas casas e são adotados como pets

Apesar de custar menos manter um peixe em casa do que um cachorro ou gato, por exemplo, ele exige cuidados especiais por ser um animal aquático.

Dourados, coloridos e brilhantes. A beleza e facilidade de criar peixes em aquários chama a atenção de quem quer ter um pet, mas não tem tanto tempo assim. Segundo o Instituto Pet Brasil, o país tem quase 21 milhões de espécies ornamentais criados como pets.

Mesmo separados pelo vidro do aquário, a interação entre humanos e peixes é benéfica. Estudos de pesquisadores do Aquário Marinho do Reino Unido confirmam que contemplar os pets aquáticos em um aquário pode aliviar o estresse, melhorar o sono e até reduzir a pressão arterial.

(Imagem Ilustrativa de Daniel Corneschi por Unsplash)

“É super importante e agradável ter um cantinho da natureza dentro de casa”, destaca o professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Melo.

“Terapia” adotada pelo colecionador Luciano Gonçalves, morador de Sorocaba (SP). Seu aquário de quase dois mil litros mais parece uma passarela, onde “desfilam” peixes de todas as cores e tamanhos – dos exóticos aos corais.

“É minha gotinha do oceano. Chego em casa e vejo como se fosse uma terapia pra mim. É perfeito pra mim!”, comenta Luciano.

“É relaxante observar o comportamento, esse cultivo diário de alimentação, o cuidado semanal ou quinzenal de limpar, fazer uma troca parcial de água, fazer limpeza dos aquários, fazer manutenção e ver os peixes sempre em bem estar é uma coisa bastante gratificante”, acrescenta o especialista Marcelo Melo.

Quem também virou “mãe de peixe” é a Débora Cristina, também de Sorocaba (SP). Atualmente, ela cuida de 11 peixinhos. O nome de alguns deles vêm da inspiração do cinema: Dory e o Nemo.

“Cada um que vem aqui vai chamando de um nome”, conta, “porque eles são um pouco parecidos, às vezes a gente não consegue identificar muito [bem]”.

Mercado aquecido

Quem também “nada” nesse ramo é a família do empresário Gustavo Úngaro, que mantém uma loja especializada na criação de peixes. No estabelecimento, os colecionadores encontram aquários de todos os tamanhos, peças de decoração e espécies exóticas, de água doce e salgada.

“Tem aquários de vários preços, então você pode montar um pequeno e ir aumentando para um maior, consegue ter vários peixes dentro, ocupa pouco espaço. Hoje é bem tranquilo ter um aquário em casa”, explica o empresário.

E para quem está pensando em criar peixinhos, o dono de um estabelecimento especializado em vida marinha, Isaías do Nascimento, dá dicas: peixes de água doce são mais fáceis de serem cuidados e o criador deve se atentar às características das espécies e da água do aquário.

“Primeiramente, na hora que ele vai começar a montar o aquário, a gente analisa o ambiente, se vai ser favorável, se não vai ser muito quente, ou muito claro, ou muito gelado. A gente estimula o cliente a fazer as trocas de água certinho, alimentar os peixes, toda essa parte de cuidado”, destaca Isaías.

Fonte: G1.globo.com