Tosa ameniza o calor dos pets? Veterinária explica e dá dicas de como tutor deve agir

Com os termômetros marcando altas temperaturas, os tutores procuram alternativas para combater os efeitos do calor para os pets.

As ondas de altas temperaturas pelas quais o Brasil vem passando fazem com que os tutores de cães com pelagem densa optem quase que instantaneamente pela tosa do animal, pensando sempre no bem-estar do companheiro.

Apesar da escolha parecer lógica, tosar ou não pode trazer riscos à saúde do animal e é uma decisão que deve ser tomada junto de um especialista veterinário.

(Imagem_ilustrativa de Hayffield L por Unsplash)

Em entrevista ao g1, a dermatologista veterinária, Ana Camila Turini, explica que a pelagem do animal não é responsável por “esquentar” o corpo, e sim por isolá-lo termicamente.

“O pelo age como isolante térmico, tanto do calor quanto do frio. Então, em um ambiente com temperaturas mais altas, ele não vai deixar o calor chegar até a pele do animal. O ideal em cães de pelo de médio a longo é não tosar e sim manter ele no tamanho original.”, explica Ana Camila.

A médica veterinária ainda salienta que a única exceção à regra são as tosa higiênicas, que devem sim ser feitas e intensificadas durante o verão. A técnica consiste na remoção parcial dos pelos nas regiões de acúmulo de sujeira, como patas, rosto e próximo das partes íntimas.

Ana Camila explica que o corpo dos cães já tem um mecanismo natural de diminuição de pelos no verão baseado no diminuição de pelos secundários do animal.

“A pelagem canina é composta por pelos primários e secundários. Em um único folículo, existem um ou dois pelos primários, que são mais grossos, e em torno de 18 pelos secundários. No verão, os pelos secundários diminuem de quantidade para 10 a 12, o que ajuda na temperatura corporal do cão.”, salienta a veterinária.

Perigos da tosa

Além de expor a pele do animal à radiação solar, algo para a qual ela não está preparada e pode acarretar em queimaduras, a tosa excessiva pode resultar em casos de alopecia pós-tosa.

O nome é dado à ausência ou perda de pelagem, que pode ocorrer de forma localizada ou generalizada, temporária ou permanente, depois da tosa.

A condição também pode provocar ressecamento da pele e tornar os pelos opacos e quebradiços.

Cuidados com o calor

A dermatologista veterinária defende que outras técnicas devem ser adotadas pelos tutores para amenizar o calor dos animais no lugar da tosa. Confira:

  • ☀️ Manter o animal em local fresco e longe do sol, que mesmo com a pelagem, podem causar queimaduras;
  • 🏖️ Evitar também passear com os cachorros em horários quentes ou levá-los à praia;
  • 🧊 Oferecer água gelada e limpa ao animal;
  • 🚿 Aumentar a frequência dos banhos sem uso de ar quente para secar os pelos;
  • 🐾 Molhar as patas e abdômen do cão com água gelada.

Fonte: G1.globo.com