Alimentação contra o estresse: o que comer para enfrentar a tensão

Especialistas dão dicas de alimentos e bebidas contra o problema, principalmente em tempos de pandemia de coronavírus.

A pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, causou impacto na saúde mental da população mundial. Com a disseminação da doença, houve um aumento de casos de depressão, ansiedade e estresse, segundo estudo de revisão publicado na revista científica The Lancet, editada no Reino Unido. Conforme analisado pelos pesquisadores, boa parcela das pessoas foi afetada pelo medo do contágio ou medo dos efeitos econômicos negativos. O isolamento social, adotado pela maioria dos países como medida preventiva contra a enfermidade, também apareceu como um dos motivadores para o crescimento dos episódios de distúrbios mentais. Em meio a um cenário repleto de incertezas, é importante procurar maneiras para manter o ânimo e não perder o foco. Nesse contexto, a alimentação e a prática de exercícios físicos são essenciais.

Segundo Páblius Staduto Braga, médico do esporte do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho, os alimentos antioxidantes ajudam a combater o estresse, uma vez que possuem efeito anti-inflamatório.

Castanhas variadas e grãos integrais devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana (Imagem Ilustrativa de ExplorerBob por Pixabay)

“Os alimentos antioxidantes têm efeito anti-inflamatório, capazes de melhorar o estado emocional. Também indico os ricos em selênio, como castanhas, cogumelos e soja, além de chocolate com alto percentual de cacau e peixes mais gordurosos”, declara Páblius.

A nutricionista Lícia D’ Ávila, por outro lado, alerta que nenhum alimento isolado é milagroso e, por isso, é importante ingerir um conjunto de itens com propriedades funcionais.

“Os alimentos que auxiliam na saúde mental são também os mais indicados para aliviar o estresse. A ação protetora acontece por meio da ingestão conjunta de diversos alimentos com propriedades funcionais, compondo um rol de nutrientes que irão causar o efeito protetor (se consumidos com frequência). Vale lembrar que um alimento isolado não tem essa função”, diz ela.

A profissional, que possui especialização em Imunologia pela Harvard Medical School, ainda cita a dieta Mind como a ideal contra o desgaste cerebral.

“A dieta Mind prevê o consumo de uma alimentação plant-based, com baixo teor de proteínas animais e gorduras saturadas. Diferentemente das demais dietas, Mind valoriza o consumo de frutas vermelhas, além de vegetais verdes folhosos”, explica Lícia.

Alimentos que ajudam no combate ao estresse

De acordo com D’Ávila, os alimentos abaixo possuem elevado teor de nutrientes, com efeitos antioxidantes, neuroprotetores e anti-inflamatórios, e que ajudam a combater as consequências negativas do estresse.

  • Vegetais verdes folhosos (como acelga, agrião, alface, almeirão, bertalha, cheiro verde, chicória, couve, couve-de-Bruxelas, couve chinesa, endívia, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, taioba) e outros vegetais não amiláceos, ou seja, sem amido (como cenoura, beterraba, cebola, nabo, pepino) – pelo menos uma vez ao dia;
  • Frutas vermelhas (como morangos, amoras, framboesas e mirtilos) em bagos – pelo menos uma vez por semana;
  • Castanhas variadas e grãos integrais – pelo menos uma vez por semana;
  • Carnes de aves e peixes – pelo menos uma vez por semana.

“A carência de nutrientes essenciais, por outro lado, leva a repercussões negativas no cérebro do indivíduo. Assim, o déficit de alguns nutrientes, como o folato e a vitamina B12, se relaciona ao estado depressivo e à deterioração cognitiva”, afirma ela.

As melhores bebidas contra o estresse

A nutricionista Lícia D’Ávila ainda recomenda as melhores bebidas no combate ao estresse, bem como seus benefícios. Confira a seguir!

  • Sucos de frutas vermelhas, como amoras, mirtilos, framboesas ou cerejas de Montmorency, pois possuem atividades antioxidativas e anti-inflamatórias;
  • Chá verde, pois tem forte atuação contra o estresse e na saúde mental;
  • Sucos de uvas roxas ou vinho tinto, pois têm efeitos protetores cerebrais;
  • Bebidas achocolatadas com cacau em pó puro, preferencialmente sem açúcar. O cacau tem o potencial de flavonoides, capazes de desencadear benefícios à saúde;
  • Chás com substâncias calmantes, como camomila, melissa, jasmim, cardo mariano e maracujá (passiflora incarnata). Essas ervas atuam no sistema nervoso e trazem a sensação de bem-estar.

Dicas gerais para evitar o estresse

O médico do esporte, Páblius Staduto Braga, preparou seis dicas para você desacelerar e evitar o estresse. Veja abaixo:

  • Alimente-se bem. Os alimentos são importantes porque remetem às situações de prazer;
    Guarde momentos para meditar e se desligar das situações estressantes;
  • Faça terapia;
  • Ria, mesmo que seja com filmes;
  • Faça exercícios. Com as atividades físicas, existe a sensação de relaxamento pós-esforço e a liberação de hormônios como a adrenalina, a endorfina e a serotonina, o que gera bem-estar e sensação de descontinuidade e melhora de performance.
  • Tire o ambiente de tensão do foco.

Fonte: G1.globo.com