O excesso de vitaminas pode trazer problemas para a saúde?

O consumo de suplementos deve ser sempre acompanhado de um especialista. Veja como identificar quando há sinais de deficiência de nutrientes.

Se você está comendo de forma desequilibrada, quer perder gordura ou ganhar músculos e acredita que tomar vitaminas é a solução para resolver essas questões, fique atento. Em busca do corpo perfeito, a suplementação de vitaminas vem sendo praticada por diversas pessoas. Alguns suplementos são facilmente encontrados e prometem aumentar músculos, fornecer mais energia e até eliminar o excesso de gordura. Por isso, é comum as pessoas usarem os suplementos acreditando que irão melhorar rapidamente o desempenho e obter mais resultados nos treinos ou no emagrecimento.

(Imagem Ilustrativa: Bruno /Germany por Pixabay)

A classe médica alerta sobre os riscos e as consequências de se consumir vitaminas em excesso, sem prescrição e acompanhamento de um especialista. Conversei sobre o assunto com a médica Franciele Santos (CRM: 17173927/SP) e, de acordo com ela, a ingestão de vitaminas em cápsulas, por exemplo, só é indicada quando, por meio de exames clínicos, identifica-se a necessidade de reposição e, mesmo assim, apenas quando o benefício for maior do que o risco.

“Ao suplementar, sem prescrição e sem acompanhamento médico, a conduta se torna perigosa, porque as doses são individualizadas. Não é como uma receita de bolo, que tem um molde pronto”, explica a médica.

Ainda segundo Franciele , a resposta à terapêutica deve ser avaliada mensalmente, de acordo com o propósito específico a ser atingido, pois a hipervitaminose, que é o excesso de vitaminas no organismo, pode levar a um quadro de intoxicação.

“Um prato de comida colorido, normalmente é essencial para se obter uma variedade de nutrientes”, recomenda a médica.

Alguns alimentos são fartos de vitaminas, como, por exemplo, os peixes, as oleaginosas e os frutos do mar, que são ricos em vitamina E, substância que faz parte do tratamento contra a esteatose hepática e a sarcopenia, sendo igualmente empregada no campo da medicina ortomolecular, como agente antienvelhecimento. Mesmo assim, a dose não é padrão e deve respeitar a peculiaridade da terapêutica e suas indicações.

“Vejo, com frequência, as pessoas ingerindo cápsulas de vitaminas. Seria mais prudente buscar o fisiológico e ingerir frutas, leguminosas, peixe, arroz, entre outros alimentos funcionais”, ensina.

Outra reposição bastante comum é a de vitamina D. E, apesar da indicação ser somente para pacientes com risco de deficiência, é comum encontrar adolescentes consumindo para a perda de peso ou o ganho de massa muscular. A reposição, inclusive, mesmo para quem realmente necessita, pode ser feita por meio de dieta, contendo carnes, peixes gordurosos de águas profundas, gema de ovo e fígado de boi.

“Vale lembrar que de nada adianta suplementar, no caso da vitamina D e não se expor ao Sol, por dez minutos, todos os dias”, alerta Franciele.

Como identificar a deficiência de nutrientes?

Anemia, baixa energia e cansaço constante, unhas quebradiças e excesso na queda de cabelo. são alguns sinais da falta de nutriente, mas lembre-se: procure um médico no surgimento de qualquer um desses sintomas. Ele saberá com base em análise e exames se os suplementos serão necessários.

Fonte: EuAtleta