Planejando a ceia: Saiba qual prato de Natal tem menos calorias

Nutricionista dá dicas para quem quer aproveitar as ceias de fim de ano sem abrir mão nem da dieta, nem do sabor.

No Natal e no Réveillon existem alimentos que carregam tradições familiares, simbolismos, memória afetiva e superstições, e não é necessário abrir mão dessas referências. O importante é negociar, ter moderação e saber como escolher o alimento. Legumes assados e frutas também são boas escolhas.

(Imagem Ilustrativa: Jed Owen por Unsplash)

Qual o prato de proteína mais magro, bacalhau, peru ou tender?

O peru. Pois em cada 100 gramas dos alimentos abaixo, temos:

  • Peru – 91 calorias;
  • Bacalhau – 140 calorias;
  • Tender (pernil) – 150 calorias.

Mas o maior diferencial é a forma de preparo, o que adicionamos às receitas: molhos cremosos ou à base de queijo, por exemplo, aumentam as calorias e a quantidade de gorduras, e devem ser evitados. Outra coisa importante são os acompanhamentos: saladas regadas apenas no azeite, sem molhos cremosos, combinam com todos esses pratos e não aumentam muito as calorias ingeridas.

Qual a forma ideal de se comer rabanada?

  • Cada fatia de rabanada preparada da forma tradicional, com leite condensado, açúcar com canela e frita pode chegar a quase 300 calorias.
  • Se substituirmos o leite condensado por leite de vaca ou de leite coco e fizermos a rabanada assada em vez de frita, reduzimos o valor energético (calorias) pela metade, mesmo mantendo o açúcar com a canela;
  • Não incluir recheio é uma boa pedida.

Como minimizar os danos à saúde

Orientações gerais

  • Mantenha rotina de treinos ou aproveite o período de férias e recesso do trabalho para experimentar novas modalidades. O importante é se manter em movimento: já que irá comer e beber mais, precisa gastar calorias;
  • As festas, em 2022, irão acontecer durante dois finais de semana: mantenha sua dieta nos outros dias, de segunda a sexta-feira.
  • Saiu da dieta durante um dia de semana por causa de uma confraternização? Retome em seguida.

Nos eventos

  1. No preparo dos alimentos, há aumento do valor calórico quando adicionamos gorduras: manteiga, creme de leite, queijos e azeite/ óleo. Fritar os alimentos pode até dobrar o valor calórico da preparação.
  2. Prefira preparações cozidas, refogadas e assadas.
  3. Evite entradinhas fritas e a base de queijos.
  4. Inicie a refeição principal sempre por uma salada., ficará mais saciado e conseguirá fazer melhores escolhas. Abuse das folhas, tomate, palmito, cenoura e beterraba raladas, cogumelos, pepino, salada de lentilha, grão de bico e feijão fradinho;
  5. Evite molhos à base de creme de leite, queijos e maionese. Prefira mel com mostarda, azeite, vinagre balsâmico e iogurte com hortelã.
  6. Escolha a sobremesa que te dá prazer e complemente com frutas;
  7. Atenção ao consumo de bebida alcoólica. No comparativo em doses (1 taça de vinho = 1 lata de cerveja = 1 dose de uísque), todas possuem valor calórico similar. O importante é evitar excessos, beber para confraternizar e relaxar, mas evitando a ressaca do dia seguinte. Beber demais pode levar ao aumento de peso, perda de treinos e risco à saúde;
  8. Não perca o foco e o controle durante as festas, negocie, coma com prazer e moderação o que valer!
  9. Retome a organização alimentar no período entre o Natal e o Ano Novo.

Fonte: EuAtleta