Saúde: Confira uma lista com 10 alimentos ricos em proteína vegetal

Não precisa ser vegano ou vegetariano para aproveitar os nutrientes dessas frutas, hortaliças, legumes e leguminosas altamente proteicas. Conheça e aprenda três receitas.

Que ovos, carnes, peixes e leite são fontes de proteína todo mundo sabe. Mas muita gente tem dúvidas em relação a alimentos vegetais ricos em proteína. Pois eles existem, e não são poucos. Como é o caso das leguminosas, que possuem boas quantidades do nutriente e podem, por isso, ser utilizadas em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do organismo. São ainda fundamentais na base de uma alimentação vegetariana ou vegana. Afinal, apesar de o corpo humano ser capaz de sintetizar 11 tipos de aminoácidos, que são as moléculas que se unem para a formação das proteínas, há outros nove aminoácidos essenciais (histidina, isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano) que só são encontrados na alimentação. Abaixo, entenderemos a importância das proteínas para a saúde e o desempenho esportivo e veremos uma lista com 10 alimentos vegetais proteicos para você acrescentar à sua dieta.

Proteínas no desenvolvimento esportivo

Alimentos ricos em proteína são essenciais para o bom funcionamento do corpo, pois estão relacionados com o processo de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, além da produção de hormônios. Afinal, as proteínas estão presentes em todo o corpo, desde músculos e órgãos até ossos, cabelos e pele, e são responsáveis por funções dentro do nosso organismo como o transporte de moléculas, catalisação de reações metabólicas, formação de neurotransmissores e células imunológicas.

De acordo com a nutricionista Luna Azevedo, referência em alimentação vegana e no atendimento de atletas de alto rendimento, as proteínas vegetais, além de serem uma ótima opção para pessoas intolerantes e alérgicas à proteína de origem animal e para vegetarianos ou veganos, revelam uma melhor digestibilidade. Por isso, devem ser incluídas ao cardápio de qualquer pessoa, sendo fundamentais no processo de ganho de massa magra e de recuperação muscular por atletas. E a troca da proteína animal pela vegetal, apesar de não obrigatória, é um movimento mais fácil do que parece.

“Ao contrário do que muitos acreditam, a substituição da proteína animal pela vegetal é simples, pois em geral basta trocar 100 g de carne por uma concha de leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico etc)”, explica a nutricionista.

Leguminosas como grão de bico, feijão e lentilha são fontes de proteína vegetal (Imagem Ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay)

Lista de alimentos vegetais proteicos:

Grão-de-bico

O grão de bico é uma ótima fonte de proteínas vegetais, disponibilizando quase todos os aminoácidos essenciais, com exceção da metionina, e apresentando quantidade moderada de calorias. É rico também em ácido fólico, ferro, fósforo, manganês e fibras. Numa porção de 100 g, ele encerra 20 g de carboidratos e 21,2 g de proteína.

Arroz integral

Outro alimento fonte de todos os aminoácidos essenciais, mas especialmente metionina e cisteína. Rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e potássio, não tem quantidades significativas de gordura e, por ser um carboidrato de rápida absorção, é uma boa opção na refeição pré-treino.

Feijão

Assim como as demais leguminosas, além de conter todos os aminoácidos essenciais, o feijão é uma excelente fonte de ferro, zinco, manganês, ácido fólico e vitamina B1. A cada porção de 100 g do alimento é possível encontrar 6,6 g de proteínas e 91 kcals. Oferece grande quantidades de lisina mas muito pouco de metionina; por isso é sempre aconselhado comer feijão e arroz, já que este é rico em metionina e pobre em lisina, o que torna a dupla uma combinação perfeita.

Quinoa

Além do seu conteúdo proteico, a quinoa também é fonte de vitaminas do Complexo B, ferro, zinco e fósforo. Conta com boas concentrações de fibras, importantes para regulação intestinal e liberação gradual de glicose no corpo. Para cada 100 g do alimento, encontramos 12 g de proteína e 335 kcals.

Nozes

Como o feijão, apesar de não oferecer todos os aminoácidos essenciais, possui grande quantidade de proteínas, além de vitamina E, manganês, zinco e potássio, ômega-3 e ômega-6. Em 100 g do alimento são encontradas 16,7 g de proteínas. Entre os aminoácidos, apresenta grande quantidades de lisina, mas muito pouco de metionina.

Lentilha

Lentilhas contêm quase 50% da quantidade de aminoácidos necessários por dia, porém a quantidade de metionina é de apenas 0,15 gramas por xícara e funciona como um aminoácido limitante, ou seja, impede que o organismo absorva o restante dos nutrientes da lentilha que você comeu. Portanto, assim como os outros alimentos de origem vegetal, a lentilha tem baixo valor biológico: o organismo não consegue absorver com eficiência a quantidade de nutrientes desse alimento. Mas é uma excelente fonte de ácido fólico, ferro e manganês.

Ervilha

Como muitas outras leguminosas, a ervilha é grande fonte de fibras e proteínas, além de ácido fólico e manganês.

Açaí

Açaí sempre foi comumente usado na alimentação das pessoas que vivem no norte do Brasil, mas essa fruta foi redescoberta e comercializada em outras regiões no país. É uma fonte impressionante de aminoácidos, além de ser um energético natural. Para obter melhores resultados, pode ser consumido com outras frutas ou sementes que dão um gosto diferente para o creme de açaí e ainda aumentam a quantidade de nutrientes fundamentais para saúde.

Aveia

Assim como o arroz, é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Carboidrato de baixo índice glicêmico, é rico em proteínas e fibras que diminuem os índices de colesterol devido aos altos índices de b-glucana (fibra solúvel). Estes polifenóis também têm outras funções, como ação anti-inflamatória e antiproliferativa, sugerindo proteção adicional contra doenças coronárias, câncer de cólon e irritação da pele.

Brócolis

Brócolis é uma dos vegetais verde escuros mais ricos em aminoácidos. Estudos mostram que ele é fonte de arginina, lisina, fenilalanina, histidina e isoleucina. Além disso, é rico em ácido fólico, ferro e fibras. Entre as propriedades, destaca-se o excelente poder antioxidante, anti-inflamatório, diurético e até calmante.

Combinações de proteínas vegetais

Os alimentos de origem vegetal, que são fonte de aminoácidos, não fornecem proteínas completas, mas você pode combinar alimentos que oferecem tipos diferentes de nutrientes para ter uma alimentação saudável e rica em proteínas, ou seja, a mistura e complementação entre eles é um fator importante para suprir às necessidades nutricionais do nosso corpo. Isso, no entanto, não significa dizer que também não é preciso cuidado no consumo das proteínas animais que, apesar de possuírem propriedades únicas como os altos níveis de ferro heme e vitamina B-12, o seu alto consumo pode incidir em graves problemas de saúde, como pondera a nutricionista Luna Azevedo.

“As fontes de proteína animal podem trazer consigo grande teor de gordura saturada, que é altamente inflamatória e responsável pelo maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas”, ressalta a nutricionista.

Além dos 10 alimentos listados acima, sementes como gergelim e outras frutas, legumes e vegetais verde-escuros são bastante proteicos.

No geral podemos combinar:

  • Leguminosas e grãos: a combinação mais famosa é o arroz com feijão, mas no geral eles têm nutrientes complementares;
  • Laticínios e grãos: iogurte com granola é um ótimo exemplo de combinação;
  • Sementes com legumes: salada de batata, cenoura e gergelim é uma boa opção para esse grupo.

Fonte: Globoesporte.globo.com (leia a matéria completa)