Corrida de revezamento virtual gratuita conecta pessoas de qualquer lugar do mundo

Pesquisa realizada em cinco países revela que ter metas coletivas é um fator de motivação importante para quase 70% dos praticantes de atividades físicas.

Em todo o mundo, os praticantes de atividades físicas estão sentindo falta uns dos outros. É o que conclui uma pesquisa encomendada pela Asics e realizada pela Edelman Intelligence, que avaliou os hábitos de 1.250 corredores de cinco países: Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e França. Segundo os resultados, ao menos nesses países, 60% dos entrevistados afirmaram que sentem a ausência dos companheiros de exercícios e 69% acreditam que ter metas coletivas de novo será um fator de motivação importante para progredir em seus treinos. Além disso, 67% querem voltar a competir com colegas de equipe ou de exercícios. Afinal, homens e mulheres são seres sociais, e no esporte não é diferente. Mesmo em modalidades individuais, como a corrida, há treinos coletivos e competições. A necessidade de distanciamento imposta pela pandemia de Covid-19 atingiu diversas áreas da rotina das pessoas, inclusive a esportiva.

Corrida de revezamento virtual gratuita forma equipes com até seis pessoas (Imagem Ilustrativa de composita por Pixabay)

No entanto, a pesquisa mostra que apesar da saudade dos companheiros de ginástica e treino, a maioria dos atletas amadores prefere manter as normas de distanciamento social enquanto o coronavírus não estiver controlado. Tanto que a mesma pesquisa revela que 55% dos praticantes preferem continuar participando de provas virtuais durante a pandemia. Ainda assim, 61% encontrariam mais motivação para não cair na armadilha do sedentarismo caso essas mesmas competições virtuais pudessem ser realizadas junto aos amigos ou colegas de equipe.

Pesquisa da Asics com praticantes de atividades físicas de cinco países (Foto: Divulgação)

Pensando nisso, a empresa vai realizar uma uma corrida virtual de revezamento em equipe, com times com até seis pessoas de qualquer lugar do mundo. Com inscrições gratuitas, a Asics World Ekiden 2020 será uma maratona (42,195 km arredondados para 42,2 km) dividida em seis trechos de distâncias variadas, para que corredores de vários preparos físicos possam participar: serão três pernas de 5 km, duas de 10 km e uma de 7,2 km, completando os 42,2 km. Mesmo correndo cada um em seu canto e horário, será um esforço de equipe. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento até 10 de novembro. Todas as equipes devem completar sua corrida de revezamento entre 11 e 22 de novembro de 2020.

Fonte: Globoesporte.globo.com