Mata Ciliar recebe cachorro-do-mato atropelado em Bragança Paulista

O animal recebeu os primeiros cuidados pela “Faros d’Ajuda”, organização da sociedade civil que atua com recuperação, castração e adoção de cães e gatos de rua.

Na última sexta-feira (21), uma equipe da Mata Ciliar foi até Bragança Paulista para transportar um cachorro-do-mato, vítima de atropelamento na Rodovia Capitão Barduino, até o Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS). O animal recebeu os primeiros cuidados pela “Faros d’Ajuda”, organização da sociedade civil que atua com recuperação, castração e adoção de cães e gatos de rua.

(Foto: Divulgação)

Nas primeiras avaliações foi constatado um nistagmo bilateral horizontal (movimento repetitivo dos olhos de um lado para o outro) e nível de consciência reduzido. No Centro Jaguaretê, após exames e radiografias, a equipe da Mata Ciliar evidenciou uma fratura completa no fêmur esquerdo e um trauma cerebral.

(Foto: Divulgação)

Os devidos cuidados e tratamentos foram realizados e o animal se mostrou reativo a estímulos sonoros e se alimentou normalmente. “Depois de três dias sob tratamento para trauma cerebral, ele demonstrou uma boa evolução, reagindo melhor a estímulos. Agora, vamos tratar primeiro desse trauma cerebral, para depois fazer uma cirurgia na perna. Assim, nosso procedimento está sendo observação, medicação para a dor, manitol para o trauma e suplementação, com duas avaliações de check up por dia”, explica Amanda Nanni, biomédica da Mata Ciliar.

(Foto: Divulgação)

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar