Calor extremo: que cuidados devem ser adotados com pets nos dias quentes?

Animais podem sofrer com altas temperaturas. Incrementar ambiente com gelo está entre as dicas para aliviar o calor.

🔥 Com as temperaturas aumentando nos últimos dias, os moradores tentam de tudo para se refrescar no calor.

🐱🐶Quem também sofre com o clima mais quente são os animais, que têm um modo diferente de regular a temperatura corporal e, por isso, precisam de alguns cuidados especiais.

(Imagem Ilustrativa de Rafael Ishkhanyan por Unsplash)

🧊Os pets também precisam de ajuda para se refrescar nessa onda de calor.

“Basicamente, é tomar os mesmo cuidado que a gente tem com a gente. Se a gente tá morrendo de calor, o cachorro, o gato também está”, explica a veterinária Bianca Shimizu.

Confira, abaixo, algumas dicas:

🧊Fornecer mais água para os pets, em especial, cubos de gelo, que podem conter frutas dentro. Essa medida também pode ser feita com os animais de rua.

⏰Escolher bem o horário dos passeios e preferir andar em cima da grama. “Muito cedo de preferência antes das 8h da manhã e sair à noite e não no fim da tarde, porque tá mais fresco”, explica a veterinária.

🐕Tomar cuidado especial com pets de focinho achatado, reforçando a água e o gelo, e colocar em ambiente climatizado, se possível. “Pugs, bulldogs, shih-tzus, esses cachorros têm mais dificuldade em respirar, porque eles têm o nariz mais achatado e também, eles tendem à obesidade, o que dificulta a perda de calor”, afirma Bianca.

Marcella Polleto Dore, dona de uma creche para pets em Ribeirão Preto, adota essas medidas para cuidar dos animais que passam por ali e afirma que nota várias diferenças.

“A gente foi ajustando porque a gente viu que eles ficam muito ofegantes, eles ficam bem desanimados com esse calor e conforme a gente vai pondo essas atividades que refrescam mais, eles ficam mais animados, melhora o bem estar e a gente consegue melhorar esse parte da respiração”, relata Marcella.

Fonte: G1.globo.com